".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

terça-feira, 10 de abril de 2012

Otis Taylor - Otis Taylor's Contraband (2012)

01 – The Devil’s Gonna Lie
02 – Yell Your Name
03 – Look to the Side
04 – Romans Had Their Way
05 – Blind Piano Teacher
06 – Banjo Boogie Blues
07 – 2 or 3 Times
08 – Contraband Blues
09 – Lay on My Delta Bed
10 – Your 10 Dollar Bill
11 – Open These Bars
12 – Yellow Car, Yellow Dog
13 – Never Been to Africa
14 – I Can See You’re Lying

 Otis Taylor não é definida por uma única categoria. Um alquimista musical e um verdadeiro inovador. Taylor nunca teve medo de experimentar para além da tradição do blues. Ele é um mestre artesão que criou a sua própria assinatura "transe blues" misturando estilos, guitarra assombrosa, banjo, ritmos sincopados e uma combinação de vocais rudes, gritos... e grita com paixão crua, nada inventado, dá para sentir, é nítido sua verdade que sai da garganta.

"Quando eu canto, eu só faço o que faço", diz Taylor. "Tudo o que sai é assim, sem que eu tenha que deixá-lo para ficar assim, se eu cometer um erro, eu mantenho, gosto de manter a emoção." Contraband Otis Taylor é prova disso. Com lançamento previsto para 13 de fevereiro de 2012, em Telarc, uma divisão da Concord Music Group, novo álbum de Taylor encontra o artista em terreno temática familiar: o amor, as injustiças sociais, os demônios pessoais e guerra.

O álbum leva o título de um artigo publicado em maio / junho 2011 do compartimento de Preservação sobre escravos fugidos que, durante a Guerra Civil Americana escaparam para as linhas da União em Fort Monroe, Virgínia. Conhecido como "contrabando", que viviam em acampamentos onde as condições eram muitas vezes pior do que a vida na fazenda.

Contraband, Otis Taylor não é apenas falar com a experiência Africano americanos, mas para toda a experiência humana. "Eu não sou realmente um cantor de protesto ou mesmo uma pessoa muito política", diz Taylor. "Eu apenas tento contar uma história interessante e deixar as pessoas interpretar como quiserem."

A gravação tomou um rumo sinistro, em abril de 2010, quando Taylor se tornou vítima de uma doença grave e teve que passar por cirurgia de grande porte. "Eu descobri que eu tinha um cisto ligado ao meu fígado e minha espinha", diz ele. "Eu sempre tive um problema nas costas, mas o cisto era tão grande quanto uma bola de beisebol e foi empurrando os nervos na espinha . Foi uma coisa muito séria. Então eu fui para o estúdio três dias antes da operação e gravei sete músicas acústicas ... só para o caso. Se você ouvir partes do álbum com cuidado, você pode dizer que eu estava com dor excruciante. "

O ritmo insistente de outra canção de amor acústico, "olhar para o lado" destaca o som característico do banjo feita especialmente elétrica. Do pé-tapping "romanos tiveram sua maneira", diz ele, "eu escrevi essa música nos anos 60 quando eu era criança, ouvindo grupos como os Kinks. Esta é a única canção antiga no álbum de todo o resto é novo. "

Na última faixa, "I Can See Você está mentindo", Taylor capta a energia e a emoção de romance e relacionamentos perfeitamente. "É mais um dos meus escuros, canções de amor torcidas", diz ele.

"É tudo um ato de equilíbrio", diz Taylor. "Um novo álbum tem que ser diferente, mas você não pode ser muito diferente. Tem que ser o mesmo, mas não exatamente o mesmo. É como um enigma".

Prá quem ainda nãop conhece o "TRANSE BLUES", essa é a melhor oportunidade com seu maior expoente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário