".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

terça-feira, 10 de abril de 2012

Eluveitie - Slania (2008)


01 - Samon
02 - Primordial Breath
03 - Inis Mona
04 - Gray Sublime Archon
05 - Anagantios
06 - Bloodstained Ground
07 - The Somber Lay
08 - Slanias Song
09 - Giamonios
10 - Tarvos
11 - Calling The Rain
12 - Elembivos
13 - Samon (Acoustic Version)

Formada atualmente por Christian “Chrigel” Glanzmann (vocal, guitarra, gaita e vários outros instrumentos), Meri Tadic (vocal, violino), Anna Murphy (vocal, hurdy gurdy), Ivo Henzi (guitarra), Siméon Koch (guitarra), Patric “Päde” Kistler (gaita de foles), Kay Brem (baixo) e Merlin Sutter (bateria), a banda resgata a música folclórica escandinava, acrescenta uma generosa dose de peso e agressividade e a reembala para o século XXI. Inegavelmente, o resultado final é bastante interessante, e merece uma audição atenciosa.

Uma das características mais marcantes do Eluveitie é o fato de os caras cantarem algumas músicas no idioma gaulês antigo, realçando ainda mais o lado medieval de seu som. Há um contraste entre a agressividade dos instrumentos elétricos e a pureza dos acústicos, fazendo com que as faixas alternem momentos mais calmos com outros de ataque puro!

Claramente bons músicos e donos de ótima técnica, os integrantes do grupo colocam o bom gosto entre suas características principais. O trabalho de guitarras é primoroso, assim como os vocais. As doces intervenções de Meri Tadic e Anna Murphy, tanto vocais quanto instrumentais, dão mais brilho e sensibilidade ao som do Eluveitie, tornando a música da banda ainda mais rica. Mas, inegavelmente, o integrante-chave é Christian “Chrigel” Glanzmann, senhor absoluto, comandante supremo de uma espécie de orquestra que tem como missão levar ao mundo atual toda a beleza da música folk.

Everything Remains as It Never Was é um grande disco, um trabalho feito com escancarada paixão e domínio histórico do terreno que se propõe a explorar. Se você não se contenta apenas com a parte mais óbvia e rasa da música pesada, arrisque-se, mergulhe fundo na escuridão e descubra uma das bandas mais interessantes da cena atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário