".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

quinta-feira, 15 de março de 2012

Jay Vaquer – Umbigobunker!?

Jay Vaquer – Umbigobunker!?

Por: Luciano Vitor
 01 Meu Melhor Inimigo
02 Dia Desses
03 Ah, Mas Bem Que Você Gosta (Coprófaga)
04 Personal Saturno, Jupiter Privê
05 Umbigobunker!?
06 Do Nada, Me Jogaram aos Leões (com Part. de Maria Gadú)
07 Se É Que Sonhei (Aquele Sonho "Esquizo")
08 Fabulosa Santa Que Pariu
09 Presença Hecatombe
10 Ritual da Chuva Seca
11 É Assim Saltar
12 Quase Linda História de Amor

Nota: 10
Poucos artistas tem o poder de fogo que Jay Vaquer possui.  Filho de músicos, artista de mão cheia, Jay Vaquer fez de 2011 um ano promissor e com seu sexto trabalho chegou a fase de consolidar o talento que sempre teve e a crítica teve a ousadia de ignorar.
Inexplicavelmente bandas ruins e artistas pré-fabricados poluem as rádios, enquanto Jay Vaquer chega aos ouvidos de poucos. Tem explicação?
Vaquer é um daqueles casos sem explicação e ao mesmo tempo é um retrato da desigualdade musical que vivemos. Um país onde o duvidoso gosto se alastra pelas mídias e artistas de tal calibre batalham até a última faixa de um trabalho portentoso para sairem e se manterem fora do lugar comum. A palavra que não combina definitivamente com Jay Vaquer, comum.
Com uma abertura única, “Meu Melhor Inimigo” é canção que deveria estar em aberura de novela (esqueci, Jay Vaquer não é lugar comum…), tocando em rádios, ou sendo trilha sonora de filme. Uma canção cheia, com força incomum e situando o ouvinte de maneira tal que acaso existisse de verdade singles a venda no país, esse seria um que deveria ser o número 1 do ano!
Trafegando fácil entre um pop luxuoso e a facilidade da música que deveria chegar as massas, “Dia Desses” é um reprocessamento das canções oitentistas que os mais velhos hoje lembram de maneira saudosa.
O eletrônico não poderia ficar de fora e “Ah, Mas Bem que Você Gosta (Coprófaga)” é o retrato fiel do rock bem medido com efeitos iniciais da música eletrônica. Letra simples e efeito devastador.
E assim segue o destino de um dos melhores trabalhos já lançados em 2011. Ousadia pop elevada a enésima potência de um poeta que expõe as vísceras de sua alma, sem medo de ser tudo ao mesmo tempo para remanufaturar sonhos, transformar letras em videoclipes sonoros sem imagens e acima de tudo, acreditar em seu próprio talento!
O cd inteiro já seria tremendamente estupendo caso quem o ouvisse ficasse na sua zona de conforto de três ou quatro canções de praxe, mas chegando a sexta, “Do Nada me Jogaram aos Leões”, com a participação de Maria Gadu, que larga sua zona de conforto e mostra sua potente extensão vocal sem amarras, sem medos e muitíssimo bem acompanhada.
Defintivamente todos os adjetivos são necessários a Jay Vaquer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário