".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

quinta-feira, 15 de março de 2012

Gary Moore – Live At the Montreux 2010

Gary Moore – Live At the Montreux 2010 (ST2 Records)

Por: David Mattos
Nota:  07
Começa o show, luzes apagadas e um solo de guitarra demorado servindo de mestre de cerimônia para a grande atração da noite.
Quando ele entra no palco, o abstrato toma forma, podemos sentir que a lenda eixiste. poucos conseguiram e conseguem, fica claro que Gary Moore não tem concorrentes no hard blues.
O show, gravado em Montreux, meses antes do seu coração ter resolvido se rebelar e parar de bater pra sempre, mostra um músico com absoluto domínio da técnica e amparado por uma banda irrepreensível, a altura da qualidade que ele demonstrou desde os tempos do ThinLizzy.
Contudo, entretanto, porém e todavia o show apresenta um repertório – mesmo nas clássicas – pendendo mais para o hard do que para o blues. Os solos feitos por quem tem total domínio do ofício. O show, analisando-se apenas a parte técnica, é perfeito, da iluminação, músicos, postura e domínio de palco, contudo, sou mais o lado blueseiro do gordinho do que o lado hard core que sempre fez questão de mesclar ao longo dos seus álbuns. O blues está lá também, mais para o final do DVD, mas aparece discreto no repertório do show.
Longe do charme do disco “Still Got The Blues”, mas íntimo da técnica, “Gary Moore – Live at Montreux 2010”, vale a pena pela qualidade com que as músicas e o show de um modo geral são apresentados, mas peca um pouco talvez exatamente por uma preocupação aparentemente excessiva com a técnica, deixando um pouco de lado a alma, o blues. Mas para compensar, os extras trazem trechos ótimos da apresentação feita por ele no mesmo festival em 1997, show que, na minha imodesta opinião, foi bem mais intenso e interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário