".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

quinta-feira, 15 de março de 2012

Quadrophenia: The Director’s Cut Box Set

“Quadrophenia: The Director’s Cut Box Set”, a essência do The Who


Entre os CDs que comprei na Europa estão clássicos da Motown, caixas promos tipo UFO, Sly & Family Stone e algumas bandas novas como Blitzen Trapper, mas o melhor e mais interessante é o “Quadrophenia: The Director’s Cut Box Set”, do The Who, lançado no fim de 2011. Trata-se da mega caixa (com um preço salgado – 98 Euros), do, para mim, melhor trabalho da banda inglesa, “Quadrophenia”, de 1973. O material contém quatro CDs, um DVD, um livro, um single 7″ [de 5:55] e cards em formato A4. Nos CDs estão uma versão remasterizada do álbum e demos que Pete Townshend nunca divulgou, inclusive com músicas inéditas. Já o DVD vem com o áudio em 5.1, fotos e memorabília.  Para quem não sabe o álbum foi o projeto mais ambicioso do grupo, que consagrou definitivamente o baterista Keith Moon, dado o peso acrescentado pelo fato de que a ópera rock não era nenhuma fantasia, mas as raízes do nascimento da cultura mod e do próprio Who. É um trabalho bastante denso. Pete Townshend com refinamento único combinou guitarras a arranjos de cordas, junto com sintetizadores muito bem colocados, obtendo um resultado magnifico. O disco conta a história de um mod chamado Jimmy que tem quatro personalidades (daí o título Quadrophenia), o que por sua vez reflete as quatro personas conflitantes no trabalho da própria banda.

“The Real Me”, “Punk Meets the Godfather”, “I´m One”, “Boy Bell,” e “Love, Reign o’er Me” nas versões demo possuem arranjos experimentais, ouvi-las é uma boa surpresa, são sensacionais. A voz de Roger Daltrey, em um tom diferente do disco original, é bastante intrigante, cai bem. “Love, Reign o’er Me”, por exemplo, com quase sete minutos e timbres de guitarra e vocais mais suaves, dão outro ar a canção. Além do livro que é muito bem editado, as faixas inéditas são tão boas como as que entraram no disco. Uma pena terem ficado fora da edição final. Mas algo deveria sobrar, já que os músicos optaram por um disco duplo. Entre elas destaco “We Close Tonight”, “Fill No. 2”, “Get Inside” “Joker James”, “Finale-The Rock”, “Fill No. 1 – Get Out and Stay Out” e “You Came Back”. Um box mais do que recomendado, mas que no Brasil deve ter um preço bem caro. Melhor comprar pela internet de lojas gringas.

A caixa
Livro com 100 páginas onde Pete Townshend explica o período antes e durante a criação do álbum. Detalha alguns dos processos técnicos – o uso surpreendente e progressivo de sintetizadores bem como aspectos reveladores da história do personagem central do álbum -  Jimmy.ut mod – para um cenário de psiquiatras, padres, pais furiosos, anfetaminas, adolescentes, ídolos caídos e gangs de mods em frente ao mar em Brighton.
O livro também inclui um deslumbrante tesouro de inéditas notas pessoais, fotografias, letras manuscritas e lembranças do período, todos recentemente descobertos no arquivo de Pete.
O álbum duplo original remasterizado.
Discos de três e quatro – 25 faixas demo a partir do arquivo de Pete Townshenddando uma perspectiva única sobre a visão original para este trabalho notável. Inclui canções que não foram incluídas no álbum original.
Disco cinco – “O Quadrophenia 5,1 EP ‘- trilha oito exclusivo DVD remixado para som surround.
O pacote também replica a imagem preto e branco impressionante da fotografia original de vinil LP e adiciona cor nunca vista out-takes do famoso foto da capa.
Uma réplica 7 polegadas em vinil” com o single ‘5 :15.
Conjunto de inserções em seis dos memorabília de fac-símile alojados em um envelope de cartão.

2 comentários: