".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

quarta-feira, 11 de abril de 2012

História da Guitarra

TRADIÇÃO INICIAL


No inicio do seculo 16, apareceu em um livro uma descrição, que seria para um instrumento chamado vihuela. Os compositores escreviam peças para serem executadas diante da Corte Real e dos membros da Aristocracia. Neste tempo, em muitos paises da Europa, a guitarra era usada por musicos profissionais. Era tambem tocada como fundo para as apresentações teatrais.



O DESENVOLVIMENTO


Durante o seculo 18, o uso frequente do piano e de outros instrumentos de teclas afetaram a popularidade da guitarra. Entretanto, com o desenvolvimento de tecnicas, e o surgimento de uma nova geração de virtuosos, levaram ao ressurgimento da guitarra (fim do seculo 18 e inicio do 19). O uso de cordas unicas, ao inves de pares de cordas, facilitou a execução, e artistas como Dionisio Aguado, Mauro Giuliani e Fernando Sor produziram músicas repletas de virtuosismo. Durante o seculo 19, a guitarra tornou-se mais popular, com vários metodos de execução, e com um grande repertorio. Francisco Tarrega foi uma figura chave tanto como executor como professor. Neste tempo, novos instrumentos foram desenvolvidos por Antonio de Torres, que levaram a guitarra a um novo nivel. Tarrega influenciou uma escola de artistas que fundaram a música classica como conhecemos hoje. A musica Flamenca da Espanha, ganhou destaque durante este seculo. Na America a guitarra tinha um importante lugar tanto na tradição classica quanto no folk. E na America do Norte, o blues, começou a desenvolver-se nos estados sulinos.
No seculo 20, Andres Segovia, Ramon Montoya e Robert Johnson foram quem ajudou a estabelecer a força do instrumento nos mais diversos estilos musicais. A guitarra também faz parte da musica country, popular nos anos 30. Tambem começou a substituir o banjo no Jazz.
A guitarra foi um dos primeiros instrumentos a se adaptar com sucesso a amplificação. A guitarra elétrica foi pioneira no jazz, pelas mãos de Charlie Christian nos anos 30. Depois da 2. guerra mundial, o interesse pela guitarra aumentou, e uma nova geração de virtuosos apareceu. No anos 50 e 60, a guitarra começou a tornar-se moda em todo o mundo, em vários campos da musica.



A GUITARRA HOJE


A diversidade de estilos, requer uma grande diversidade de tecnicas de execução para a guitarra. As guitarras para musica classica e flamenco, usam cordas de nylon e são tocadas com o dedos, enquanto que as guitarras que usam cordas de aço são normalmente tocadas com palhetas. Guitarras eletricas tem uma tecnica muito extensa de mão direita e mão esquerda. Hoje estima-se que exista mais de 50 milhões de guitarristas no mundo. Devido ao grande número de possibilidades, e ao grande numero de guitarristas, as tecnicas de guitarra são muito pessoais, e são diversos os artistas que lançam seus metodos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário