".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Slade ........ O Puro Rock and Roll! ROCK FOREVER


O Slade pode nunca ter conquistado o público americano (provavelmente por ser um "som britânico demais"), mas a banda se tornou a sensação em sua terra natal com seu estilo glam rock do início dos anos 70. Em quatro anos, de 1971 a 1974, eles entraram 11 vezes no Top Five (cinco vezes no topo máximo das paradas).

Composta pelo vocalista/guitarrista Noddy Holder (nome de batismo Neville Holder, no dia 15 de junho de 1946 em Walsall, West Midlands, Inglaterra), o guitarrista Dave Hill (nascido no dia 4 de abril de 1946 em Fleet Castle, Devon, Inglaterra), o baixista Jimmy Lea (nascido no dia 14 de junho de 1949 em Wolverhampton, West Midlands, Inglaterra) e o baterista Don Powell (nascido no dia 10 de setembro de 1946 em Bilston, West Midlands, Inglaterra), a banda se formou originalmente em meados de 1966 com o nome de In-Be-Tweens, tocando uma mistura de músicas soul e rock. Mas além do exclusivo single "You Better Run"(composto por Kim Fowley, do futuro Runaways), a banda nunca divulgou nenhuma outra gravação.

No final dos anos 60, a banda mudou o nome para Ambrose Slade e assinou contrato com o selo Chas Chandler (o qual tinha descoberto Jimi Hendrix poucos anos atrás), que de cara sugeriu que eles diminuissem o nome da bada para Slade e assumissem um visual "skinhead", com coturnos Dr. Martin e cabeças raspadas, para chamar a atenção.

Após alguns álbuns com poucas composições originais do quarteto (Beginnings de 1969 e Play It Loud de 1970), eles começaram a escrever suas próprias canções, deixaram o cabelo crescer e assumiram o visual do movimento glam, uniram-se à causa conquistada pelos companheiros britânicos David Bowie e T.Rex.

O Slade também utilizou um outro artifício para chamar a atenção, o título de suas músicas eram esquisitos e difíceis de serem falados, assim como "Coz I Luv You," "Look Wot You Dun," "Take Me Bak 'Ome," "Mama Weer All Crazee Now," "Gudbuy t'Jane," "Cum on Feel the Noize," "Skweeze Me, Pleeze Me," e "Merry Xmas Everybody" (este último recolocou a banda nas paradas e ficou por anos a fio).

As várias tentativas de estourar no mercado americano foram por água abaixo, embora os álbuns Slade Alive! e Slayed? tivessem sido considerados um dos melhores da geração glam. De volta para casa, o Slade continuou a compor seus próximo singles hits, inclusive as faixas com letras fáceis de pronunciar como, "My Friend Stan," "Everyday," "Bangin' Man," "Far Far Away," "How Does it Feel" e "In for a Penny," porém com a dissolução do glam rock e o surgimento do punk em meados dos anos 70, conseqüentemente as músicas do quarteto não viraram mais hits.

Apesar da mudança no cenário musical, o Slade continuou firme e se manteve em turnê para o lançamento de álbuns, tais como o Whatever Happened to Slade? de 1977, que provou que o entusiasmo da banda continuava intacto apesar de ter saído do topo das paradas. Eles se ofereceram para fazer uma apresentação no Reading Festival de 1980 e este foi considerado um dos melhores dias do festival, o que resultou numa repentina reconquista do interesse do público. Com isso, o Slade conseguiu seus primeiros hits de verdade com os singles "We'll Bring the House Down" e "Lock up Your Daughters" de 1981.

Nessa época, o Slade recebeu um apoio dos EUA, assim como um cortesia do pop-metal americano, do Quiet Riot, que fez o hit esmagador "Cum on Feel the Noise" em 1983, o que ajudou o Slade a lançar "Keep Your Hands Off My Power Supply" em 1984 (lançado como "The Amazing Kamikaze Syndrome" um ano antes, na Inglaterra). Então, o Slade lançou os hits "Run Runaway" e "My Oh My" na MTV e nas rádios americanas.

Nessa época, Holder e Lea também tentaram produzir um outro artista, eles entraram nas paradas com Girlschool de 1983 e lançaram Play Dirty. Apesar de um outro lançamento em estúdio, Rogues Gallery e Quiet Riot fizeram um cover de um outro clássico do Slade, "Mama Weer All Crazee Now".
 
O Slade foi incapaz de manter seu novo público americano ou reconquistar o britânico, então eles perderam fama de uma hora para outra, foi uma coisa inesperada. Nos anos 90, uma versão truncada da banda fez com que o Slade se duplicasse, formando o Slade II (sem a participação de Holder nem de Lea). Enquanto Holder se tornava uma personalidade da TV britânica popular e também dono de uma rádio rock dos anos 70.

Em 1997, foi lançada uma coletânea com 21 faixas singles da banda, Feel the Noize: The Very Best of Slade, (relançada com o título Greatest Hits, alguns anos depois), que provou ser um lançamento popular na Inglaterra.  

Em 1991 eles lançaram os singles "Radio Wall Of Sound" e "Universe", que tiveram um bom sucesso. Em 1992 Noddy e Jim resolveram deixar a banda e seguir carreiras solo. Dave e Don continuam a fazer shows com o Slade, porém usando o nome Sladell, que faz algum sucesso no circuito europeu. Jim é agora um psicoterapeuta e tem um programa na TV e também é DJ em uma rádio.  

Em 2002 o Slade se juntou depois de anos para serem homenageados em sua cidade natal pela contribuição que deram à indústria da música.

Durante a homenagem, Holder disse à platéia: "Estivemos juntos por 25 anos e penso que produzimos algumas das melhores músicas de rock de todos os tempos. É uma honra pra gente esta homenagem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário