Há 40 anos, esse outdoor apareceu na Sunset Boulevard de Los Angeles. No começo, ninguém fazia a menor idéia de onde raios tinham surgido esse símbolos. Depois de um tempo, descobriram que tratava-se do título do novo disco do Led Zeppelin, mais conhecido como Led Zeppelin IV. Um dos álbuns mais vendidos da história, com uma estimativa de mais de 37 milhões de cópias.
Os membros da banda escolheram um símbolo para representar cada um deles, resultando numa campanha de sucesso que mostra que mesmo com uma mensagem não clara, pode-se atrair atenção. Hoje em dia não vemos muitas bandas deixando seus fãs curiosos com teasers como esse, Led Zeppelin o fez em 1971.
O símbolo associado ao guitarrista é associado a uma palavra (ZoSo), essa versão escolhida foi desenhada pelo próprio guitarrista. No entanto, há registros do símbolo pela primeira vez em 1557, no livro Ars Magica Arteficci, um livro de alquimia, e em 1982 no Dicionário de Ocultismo e Símbolos Alquímicos, de Fred Gettings. O símbolo é muito associado à astrologia mas Page nunca revelou publicamente seu significado.
O símbolo do baterista são os 3 círculos interligados, que representam a trindade de mãe, pai e filho. Também pode ser interpretado como uma bateria, vista de cima. Além disso, o símbolo aparecia na cerveja favorita de Bonham, a Ballantine.
O símbolo do baixista John Paul Jones é composto por 3 formas ovais que se interceptam e são circundadas por um único círculo. A semelhança entre o símbolo de Paul Jones e Bonham não é mera coincidência, já que no jazz, que é uma das grandes influências da banda, o baixista e o baterista fazem partes interligadas dos ritmos. O símbolo de Jones foi retirado de um livro de runas e simboliza uma pessoa confiante e competente.
O símbolo de Plant é uma pena, que representa a deusa egípcia Ma’at, que significa verdade, justiça e lealdade. Segundo a mitologia egípcia, Anubis, deus do julgamento e da morte, pega os corações de quem morre e coloca em uma balança, com a pena de Ma’at, se o coração for mais pesado que a pena, a alma da pessoa vai para o inferno, caso contrário, a alma vai para os céus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário