".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Baixistas Gênios em seus instrumentos.


John Entwistle:
Deveria ser considerado crime falar de grandes baixistas e não falar de John Entwistle, com uma sonoridade agressiva, o baixista do The Who, influenciou varias gerações. Sua técnica, chamada pelo próprio de '"datilógrafo", consiste em posicionar a mão direita sobre as cordas para que os quatro dedos possam ser usados para bater percussivamente nas cordas, isso lhe rendeu o apelido de Thunderfingers (dedos de trovão).

Flea:
O baixista do Red Hot Chili Peppers criou um estilo próprio de tocar, faz uma combinação de funk, punk e hard rock, sua técnica abrange desde o slapp mais agressivo até o método mais melódico. Começou a aprender a tocar baixo na escola secundária a pedido do seu grande amigo Hillel Slovak, que precisava de um baixista para sua banda.

Geddy Lee:
Enquanto a maioria limita-se em utilizar o baixo para fazer marcação, Geddy Lee sola quase o tempo inteiro, seu estilo é repleto de contrapontos que tornam o instrumento vivo, ao mesmo tempo, ele ainda canta e toca teclados com pedaleiras. Por sua habilidade, recebeu apelidos como: bruxo e God Lee. Iniciou a carreira em 1968 e continua a frente da banda Rush.

Les Claypool:
Conhecido pelo seu trabalho na banda Primus, dono de um estilo que dispensa comentários. Desenvolveu sua técnica slapp bass de pegada funk ouvindo outros grandes como Geddy Lee e Chris Squire. Iniciou sua carreira em 1979, realizou alguns trabalhos solos, mas continua na Primus.

Cliff Burton:
Muitos podem discordar, mas impossível não citá-lo, dono de uma genialidade difícil de descrever, era capaz de fazer com o baixo o que muitos jamais fariam com uma guitarra, além disso, foi responsável por dar a essência necessária que popularizou o estilo da banda Metallica. Morreu jovem, aos 24 anos, em um trágico acidente após o ônibus da banda capotar.

Jack Bruce:
Tão talentoso no baixo que conseguiu se destacar em uma banda que tinha nomes como Eric Clapton e Ginger Baker. Começou a carreira como baixista de jazz, mas mudou para o rock no início dos anos sessenta e continua em atividade.

Victor Wooten:
Iniciou a carreia em 1980 e continua em atividade. Músico de jazz, esteve em grupos como: Bela Flack and The Flecktones, Bass Extremes e Vital Tech Tonese. Tem uma pegada funk-jazz ao estilo de Jaco Pastorius. Durante os shows, seus solos são dignos de deixar a plateia de queixo caído.

Jaco Pastorius:
A maioria dos baixistas o considera um dos mais inovadores e influentes de todos os tempos. Começou a carreira como baterista e passou a tocar baixo após quebrar o pulso esquerdo em um acidente.
Morreu, em 1987, aos 35 anos. Sua curta carreira foi tão relevante que ele ganhou até uma música-homenagem da lenda do jazz, Miles Davis, "Mr. Pastorius".

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir