".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Capa do disco do Scorpions "Blackout"

Conheça de onde veio a inspiração para a capa de BLACKOUT

Mensagem por Webmaster em Sab 31 Maio 2008, 03:14
É uma dúvida bastante comum entre os fãs iniciantes e até mesmo para aqueles mais antigos saber a origem de uma das capas mais marcantes da discografia do Scorpions, a do álbum Blackout.

Desde o lançamento do vinil (na época), em 1982, a arte da capa chamou bastante à atenção por diferenciar-se de tudo aquilo que o Scorpions apresentara em seus álbuns anteriores.

Vale sempre lembrar que a banda tinha em seu currículo capas bastante polêmicas chegando ao ponto de haver censura das artes dos álbuns Virgin Killer e Taken By Force, dos anos 70.

A principal dúvida sobre a capa do Blackout é a respeito da identidade da figura “bizarra” com garfos presos nos olhos como se fossem óculos, cabeça enfaixada e uma expressão de grito nada tranquilizante.

A primeira impressão, principalmente para quem assiste ao clipe de No One Like You, a pessoa que serviu de modelo para o retrato seria o guitarrista Rudolf Schenker, até por alguma semelhança física, mas basta uma investigação mais detalhada sobre a imagem para perceber que não se trata de Rudolf e sim de uma outra pessoa.

Quem aparece na capa do álbum é o artista-plástico austríaco Gottfried Helnwein, nascido em 08 de Outubro de 1948 na capital Vienna.
Helnewein não é um artista desconhecido, muito pelo contrário. Personalidades históricas do Rock são fãs confessos da complexa arte do austríaco, como Marilyn Manson, que citou Gottfried numa entrevista à Rolling Stone falando sobre sua influência na vontade de pintar quadros:

    “Ele é de certa forma meu mentor na pintura. Nunca tinha pensado em expor minha arte, e ele me encorajou muito. Somos muito diferentes, mas ele me ajudou muito na vida como um amigo”.


A inspiração para a utilização de um auto-retrato de Gottfried Helnwein (a figura da capa é um auto-retrato de 1982) surgiu quando Rudolf Schenker viu o desenho estampado em uma revista e se encantou por ele, achando propício para servir como capa do até então próximo álbum do Scorpions, Blackout, lançado no mesmo ano.

E não foi só o Scorpions que utilizou imagens de Helnwein para estampar a capa de um álbum. O próprio Marilyn Manson utilizou da arte do austríaco em seu álbum "The Golden Age of Grotesque Album", de 2003.
Os alemães do Rammstein, utlizaram em seu álbum "Sehnsucht", de 1997, uma figura parecida com a usada pelo Scorpions.

Nenhum comentário:

Postar um comentário