".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Allman Brothers Band


Patrimônio da música americana e fundadores do Southern Rock, os Allman Brothers começaram em 1969 em Jacksonville, Florida com uma mistura de blues, rock e country. Formada inicialmente por Duane Allman na guitarra e guitarra slide, Gregg Allman no teclado e vocais, Dickey Betts também na guitarra e vocais, Berry Oakley no baixo e os bateristas Butch Trucks e Jai Johanny "Jaimoe" Johanson. Chamou a atenção o impressionante poder de improvisação da banda, fazendo de suas apresentações verdadeiras Jam sections, extendendo muito a duração das músicas. Após a gravação do álbum At the Fillmore East em 1971, Duane Allman morreu num acidente de moto, a banda estava no meio da gravação de seu próximo álbum, Each a peach, e o finalizou como um quinteto, com Dickey Betts tocando as guitarras e slide guitar. 


A banda decidiu não inserir outro guitarrista para o lugar de Duane, mas sim um piano, tocado por Chuck Leavell. Berry Oakley morreu pouco tempo depois, também de acidente de moto, a apenas alguns quarteirões do local do acidente de Duane, mas a banda em meio a tanta tragédia resolveu não parar, então Lamar Williams foi chamado para o baixo. Em 1974, Gregg Allman e Dickey Betts lançaram discos solo, Gregg casou-se com Cher e começou uma vida voltada para a fama e fortuna, o que desagradou os outros membros da banda. Seria difícil continuar, pois os crescentes problemas, a pressão dos outros inegrantes da banda e o envolvimento com álcool e drogas além de outros hábitos pessoais colocariam tudo a perder.

Em 76 a banda se desfez retornando mais tarde em 1979, porém com outra formação e sofrendo a mudança das tendências musicais da época, o que não levou muito tempo até outra dissolução, outra nota triste, Lamar Williams faleceu com câncer em 1983. Em 1989, a banda foi reativada novamente, em parte devido à decisão da PolyGram para emitir a caixa com quatro CD-set retrospectivo Dreams. Eles se reuniram novamente e introduziram outro guitarrista, Warren Haynes ao lado de Dickey Betts, com Woody Allen tocando baixo, Chuck Leavell concordou em participar da turnê com os Rolling Stones como tecladista. O grupo se manteve junto desde 1989, superando problemas com saúde e drogas, que minavam seus esforços em compor novos sucessos.

Obrigado aos Allman Brothers por abrirem caminho para bandas de southern rock como Marshall Tucker Band, Lynyrd Skynyrd, Blackfoot, Outlaws, Sea Level, Molly Hatchett dentre outras. Ao longo de sua existência, tocaram vários músicos, mudando a formação constantemente. Dentre eles estão os guitarristas Dan Toler, Jack Pearson e Jimmy Herring, os tecladistas Chuck Leavell que depois formaria outra banda de southern rock, o Sea Level, Johnny Neel que também tocou harmônica, os baixistas Lamar Williams, Allen Woody que formaria mais tarde o Gov’t Mule com Warren Haynes e o baterista Frankie Toler. Entraram para o Rock and Roll Hall of Fame em 2004, merecido reconhecimento a uma banda que literalmente deu a volta por cima. Atualmente The Allman Brothers Band conta com a seguinte formação: Gregg Allman no teclado e vocais, Warren Haynes e Derek Trucks nas guitarras, Oteil Burbridge no baixo, Butch Trucks e Jai Johanny "Jaimoe" Johanson na bateria e Marc Quinones na percussão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário