".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Morreu Gary Moore guitarrista irlandês tinha 58 anos - A LENDA SE ETERNIZA - MAIOR GUITARRISTA DE HARD BLUES DE TODOS OS TEMPOS.

Robert William Gary Moore (Belfast, 4 de Abril de 1952 — Estepona, 6 de Fevereiro de 2011[1]), mais conhecido pelo nome artístico de Gary Moore, foi um conceituado guitarrista de blues, hard rock.


A vida de quem cresceu em meio às bombas do IRA e às brigas religiosas do pós-guerra refletia-se em seu som de guitarra: extremamente triste e sofrido, mas também visceral e técnico quando solicitado.


Ele iniciou a trajetória profissional aos 16 anos de idade, tendo Eric Clapton, Peter Green e Jimi Hendrix como ídolos, e participando das gravações de um álbum da banda de folk Dr. Strangely Stranger. Pouco depois, Moore estava no Thin Lizzy(banda irlandesa), onde conheceu seu fiel comparsa, Mr. Phil Lynott.


Apesar do fanatismo pelo blues, o jazz também fazia sua cabeça, tanto que foi o estilo melhor explorado em seu primeiro álbum-solo, Grinding Stone (1973), e em sua breve jornada com a segunda encarnação do Colosseum, batizada de Colosseum II.


No Thin Lizzy, ele colaborou na gravação de alguns álbuns, mas gravar mesmo foi só no compacto Darling (1974) e no álbum Black Rose (1979).


Em parceria com Ozzy Osbourne, Moore compôs e gravou a canção "Lead Clones", presente em seu disco After The War e no CD "The Secret Songs" de Ozzy.


Fez a sua carreira a solo e ainda tem muito sucesso, com destaque em duas fases distintas: a mais pesada de discos como "Corridors Of Power" (1982) e a mais blueseira e comercialmente rentável de álbuns como Still Got the Blues (1990).


Os seus temas mais conhecidos são Parisienne Walkways, Still Got the Blues, Walking by Myself, Out In The Fields e Empty Rooms .


Foi encontrado morto, num quarto de hotel, no dia 6 de Fevereiro de 2011, em Estepona, Espanha, onde se encontrava a passar férias.


No fórum do site oficial do WHITESNAKE (http://www.whitesnake.com), o vocalista David Coverdale lamentou aos fãs a morte do guitarrista Gary Moore:

"Bom dia a todos, é com uma grande tristeza e com pesar no coração que ouvi sobre um amigo muito querido que se foi... O extraordinário guitarrista Gary Moore... Não tenho palavras para expressar meu sofrimento... Eu conhecia Gary há muitos anos e admirava seu imenso talento. Um homem talentoso que fará falta de muitas maneiras... Nosso pensamento e orações vão para toda sua família e amigos... Adeus, Gary... Obrigado por compartilhar sua música com todos nós... Amor, David C."


OZZY OSBOURNE lançou uma nota para a revista inglesa Classic Rock sobre o guitarrista Gary Moore, que foi encontrado morto na Espanha há alguns dias:

“Parecia que Gary Moore viveria para sempre. Eu tive a honra de gravar com Gary a música ‘Clones Led’, em seu álbum ‘After the War’, que foi muito divertido. Quando se diz que sua morte foi uma trágica perda, isto não parece dar a justiça que merece. Perdemos um músico fenomenal e um grande amigo. Descanse em paz, Gary”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário