".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Nightwish - Angel Fall First (1997)



1. Elvenpath
2. Beauty and the Beast
3. The Carpenter
4. Astral Romance
5. Angels Fall First
6. Tutankhamen
7. Nymphomaniac Fantasia
8. Know Why the Nightgale Sings
9. Lappi (Lapland)
   * I. Erämaajärvi
   * II. Witchdrums
   * III: This Momen is Eternity
   * IV: Etiäinen

Tarja Turunen - vocais
Tuomas Holopainen - teclados, piano, vocais
Emppu Vuorinen - guitarra, violão, baixo
Jukka Nevalainen - bateria, percussão

Numa madrugada fria de julho de 1996, o tecladista Tuomas e seus amigos passavam horas agradáveis em torno de uma fogueira em Kitee, North-Karelia. Assim, teria surgido a idealização da banda Nightwish.

No início, era praticamente um projeto acústico. Apenas com violões, a banda entrou em estúdio para gravar três canções entre Outubro e Dezembro de 1996. Mais tarde, a bateria de Jukka foi adicionada. Emppu, que já tinha gravado as cordas, também inseriu as guitarras. A sonoridade ganhava peso e aproximava-se do Metal.

Após alguns ensaios, a banda voltou ao estúdio para gravar outras sete músicas em abril de 1997. Foi lançada a versão promocional e limitada de Angels Fall First. Um mês depois, os Nightwish assinaram um contracto com a gravadora Spinefarm, gravando mais quatro faixas. The Carpenter foi lançado e alcançou uma óptima posição entre os singles oficiais executados na Finlândia.

No início de Novembro de 1997, foi lançado o CD de estréia Angels Fall First. A banda passou a fazer as suas apresentações ao vivo. O resultado foi além da expectativa. A gravadora estendeu o contrato para mais um disco, além dos outros dois do acordo inicial.

From Wishes To Eternity foi um show ao vivo na Finlândia que virou CD, VHS e DVD; lançado em edição limitada no ano de 2001. O EP Over the Hills and far Away, chegou no mesmo ano com músicas inéditas para delírio dos fãs em todo o mundo. Em Agosto desse ano, o Nightwish tocou em países como Rússia e Coréia para levar o carisma e o talento em lugares com menos tradição no Rock.

Em Abril de 1998 começaram as gravações para o primeiro videoclipe da banda, The Carpenter. Em seguida, o baixista Sami Vänska se agregou ao grupo e iniciaram as gravações do próximo álbum que ocupou o período entre Agosto e Outubro. O videoclipe de Sacrament of Wilderness foi gravado em mais uma exibição ao vivo no dia 13 de Novembro.

O álbum Oceanborn foi lançado em dezembro de 1997 e foi um sucesso absoluto, sendo aclamado por toda a imprensa e crítica finlandesa. Os Nightwish passaram a tocar por todo o país explorando a popularidade dos trabalhos. As apresentações nos festivais eram apoteóticas e o álbum Oceanborn foi divulgado no exterior na primavera de 1999, expondo o talento dos finlandeses para outros países. O single Sleeping Sun foi lançado paralelamente ao momento de maior destaque da banda, e alcançou a marca de 15.000 cópias vendidas na Alemanha. A essa altura, os Nightwish consagravam-se como uma das melhores bandas de Metal Melódico do cenário europeu e iniciavam sua turnê internacional.

No início do ano 2000 foi lançado o álbum Wishmaster e o sucesso se ratificou além da Europa. A faixa título ocupou a primeira colocação nas paradas finlandesas por mais de três semanas. A turnê de divulgação chegou na América do Sul, mas infelizmente a vocalista Tarja Turunen, estava doente e não pode participar das apresentações no Brasil. Porém, a presença do Nightwish garantiu exibições memoráveis por todo o continente.

Em outubro de 2001 foi anunciado que o baixista Sami não fazia mais parte da banda. O músico Marco Hietala (Sinergy) foi convidado para substituí-lo. Apesar de um pouco mais velho que os outros membros dos Nightwish, Marco foi bem aceite pelos fãs e logo entrou em estúdio para gravar o single Ever Dream. Em apenas dois dias de lançamento, o single ganhou disco de ouro na Finlândia. Century Child foi o quarto álbum lançado, e trazia a banda mais madura musicalmente. O sucesso foi incontestável e 30.000 cópias foram vendidas em apenas duas semanas. A imprensa especializada não se cansava de elogiar a competência da banda.

Em 9 de Setembro os Nightwish se apresentaram pela última vez antes de fazer uma pausa para que Tarja concluísse os estudos. Assim, os outros integrantes puderam dedicar-se a projetos paralelos.

Os Nightwish retornaram aos trabalhos de estúdio em 2003. No início do ano seguinte, lança o single Nemo, que traz quatro músicas e inclui a faixa título em duas versões: álbum e orquestral. Esta segunda versão recebe um arranjo repleto de cordas e sopros, que presta uma atmosfera épica e soma-se ao vocal deslumbrante de Tarja Turunen.

Em meados do mesmo ano é apresentado Once. As onze faixas deste álbum dão continuidade ao single anterior (The Siren) e mantém o padrão de qualidade. Tanto nos arranjos como na performance de Tarja, Once apenas confirma a capacidade e ratifica o espaço que o Nightwish conquistou no cenário mundial. Neste mesmo ano é lançado o single Sleeping Sun com um videoclipe e versões desta faixa.

Porém, no final de Outubro de 2005, uma notícia abala os fãs em todo o mundo. Após a última apresentação da turnê End of an Era, a banda entrega em mãos uma carta dirigida a Tarja na qual anuncia a "expulsão" da vocalista, alegando, entre outros motivos, que Tarja priorizava os lucros e menosprezava os outros integrantes. Esta carta foi publicada no site oficial do Nightwish. Tarja, por sua vez, responde em outra carta publicada em seu site oficial, dizendo-se "chocada" e "confusa" com os acontecimentos.

O ano de 2006 inicia-se coberto de incertezas. Apesar da excelente recepção que a banda conquistou após Once, a saída de Tarja e diversos boatos sobre quem poderia ocupar a condição de vocalista e até mesmo um possível fim da banda, deixam fãs de todo o mundo apreensivos. Entretanto, a banda ainda mantém alta sua popularidade e recebe diversos prémios concedidos pela imprensa especializada. Em Março, a banda anuncia no seu website que está a procura de uma vocalista. Em seguida é lançado o DVD End of an Era. Em Setembro, iniciam-se os trabalhos para o novo álbum.

Até janeiro de 2007, os Nightwish receberam demos de cantoras que canditavam-se ao cargo de vocalista. Paralelamente era lançado Once Upon a Nightwish, um livro escrito por Mape Ollila que acompanhou a banda por dois anos e produziu esta obra com 400 páginas e 32 fotos; tornando-se um item indispensável para os fãs de todo o mundo.

Em Maio, a banda anuncia oficialmente a nova vocalista: a sueca Anette Olzon. Em seguida é gravado e lançado o single Eva, que traz apenas uma faixa e marca a estréia de Anette. No mês seguinte, a banda foi até Los Angeles gravar dois videoclipes para os próximos singles: Amaranth e Bye Bye Beautiful. Em Agosto, o single Amaranth foi lançado e conquistou Disco de Ouro na Finlândia em apenas dois dias.

Finalmente, em setembro, é lançado o primeiro álbum oficial sem a presença de Tarja Turunen. Estima-se que Dark Passion Play teve um custo de produção acima de € 500 mil (o dobro de Once) e contou com a participação da Orquestra Filarmónica de Londres. Este novo trabalho traz 13 faixas sendo que algumas são bastante extensas (The Poet and the Pendulum tem quaze catorze minutos de duração) e é considerado pela crítica como o melhor trabalho da banda.

Após um longo período de especulações e longe dos estúdios, o Nightwish retornou à actividade. Obviamente não é possível esperar que a banda resgate o lirismo dos primeiros álbuns. Entretanto, nesta nova era, pode-se esperar um Nightwish mais ousado e com uma qualidade musical superior; sem, no entanto, perder a identidade que um dia conquistou milhões de ouvintes.

Temas e composição:

No começo, Holopainen usava temas mitológicos e folclóricos nas canções, referenciando a natureza metafísica,mas no decorrer dos anos as letras se tornaram pessoais. Em Wishmaster, a faixa-título é uma referência ao escritor J. R. R. Tolkien, autor de O Senhor dos Anéis, e para todos os outros escritores de fantasia,já "Dead Boy's Poem" é descrito por Holopainen como seu legado e testamento para o resto do mundo. O compositor ainda disse que quer tocar essa canção até morrer, pois quer dizer ao mundo como se sente e o que pensa, e mostrar um pouco de si mesmo.

O desenvolvimento mostrou-se mais evidente no álbum Century Child, em que Turunen disse que as letras não se tratam mais de sonhos, e sim da "brutal realidade da vida"."Kuolema Tekee Taiteilijan", do álbum Once, trata da arte em si, e "Nemo" descreve a sensação de se estar perdido. A canção "Creek Mary's Blood" é baseada na obra homónima de Dee Brown, que trata da vida dos índios nativo-americanos no fim do século XIX.

Dark Passion Play tem muitos sons de carácter pessoal, como "The Poet and the Pendulum", que é descrito por Tuomas como a sua história de vida, descrevendo a vida de um compositor e artista.

A canção foi inspirada na obra "The Pit and the Pendulum", de Edgar Allan Poe, e possui um coro de doze jovens que recitam poemas em alguns pontos. O líder coral, preucupado com algumas partes da letra que pareciam obcenas demais para uma criança, pediu a Tuomas que elas fossem mudadas, esse concordou e passou esses pontos para Marco cantar. Já "Meadows of Heaven" referencia a infância de Tuomas, e a tristeza dele por saber que essa fase nunca retornará. Essas duas são as canções mais longas do álbum, por isso foram posicionadas uma no início, e outra no fim do disco.

Segundo Tuomas, as canções "Bye Bye Beautiful" e "Master Passion Greed" falam sobre a ex-vocalista, Tarja Turunen, e seu actual marido Marcelo Cabuli. Apesar de algumas linhas da primeira parecerem agressivas, Tuomas disse que o objetivo da canção não é expressar ódio, mas sim lidar com o ocorrido. Como Anette não teve ligação com o ocorrido, partes da canção são cantadas por Marco. Tuomas disse várias vezes que gostaria de voltar a ser amigo de Tarja e talvez até trabalhar com ela novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário