".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

segunda-feira, 16 de maio de 2011

John Sykes - Bad Boy Live! (2004)


01. Bad Boys
02. We All Fall Down
03. Cold Sweat
04. Crying In The Rain
05. Jelly Roll
06. Is This Love?
07. Look In His Eyes
08. I Don't Wanna Live My Life Like You
09. Please Don't Leave Me
10. Still Of The Night
11. Thunder And Lightning

John Sykes (Guitars & Vocals)
Marco Mendoza (Bass & Backing Vocals)
Derek Sherinian (Keyboards & Backing Vocals)
Tommy Aldridge (Drums)

Convidado Especial

Rich Mazzetta (Acoustic Guitar On "Jelly Roll")

John Sykes (Reading, 29 de julho de 1959) é um guitarrista da Inglaterra conhecido por seu trabalho como guitarrista no Whitesnake no final dos anos 1980.

John Sykes começou a tocar aos 14 anos, quando foi morar em Ibiza, na Espanha, com um tio. Voltando a Inglaterra em 1976 começou a tocar numa banda chamada Streetfighter, que tocava covers. Algum tempo depois passou num teste para guitarra para banda Tygers Of Pan Tang que estava começando a ter algum sucesso pelo Reino Unido. Sykes colaborou na gravação de 3 álbuns de estúdio e resolveu sair, após receber um chamado de Ozzy Osbourne para substituir Randy Rhoads, que havia morrido num acidente aéreo em 1982.
Acabou que Sykes não foi mais chamado para tocar com Ozzy, e ele ainda tinha um single em contrato com sua gravadora, na qual ela decidiu chamar o vocalista do Thin Lizzy, Phil Lynott para participação. A parceria deu certo e foi lançado o single Please Don't Leave Me. Com isso John Sykes foi parar no Thin lizzy, pois faltava um guitarrista após a saída de Snowy White. Com o Thin Lizzy lançaram um único álbum, Thunder And Lightning, em 1983, seguido de uma turnê por Japão e Europa, que foi a última da banda, que encerrou as atividades.
Com o sucesso internacional no Thin Lizzy, Sykes recebeu uma proposta de David Coverdale para tocar no Whitesnake. Ainda meio relutante, Sykes exigiu uma quantia bem alta para isso para ver se os empresários de David ainda continuariam com a proposta (pois Sykes não gostava do som da banda e ainda tinha planos de tocar com Phil Lynott). Acabou que ofereceram a quantia que Sykes pediu e ele foi tocar no Whitesnake.
Sykes gravou alguns overdubs para o álbum Slide It In em 1984, e saiu em turnê mundial com a banda (ele queria ser o único guitarrista da banda e chegou a ter uma briga com o outro guitarrista, Mel Galley, que algum tempo depois quebrou o braço, e Sykes passou a ser o único guitarrista da banda), fazendo um show antológico na primeira edição do festival Rock In Rio, em janeiro de 1985. Sykes não só foi eleito como o melhor guitarrista do evento, como também ganhou o apelido de "Zé Gatão", por ser o músico mais bonito de todos no festival (Há quem diga que ele recusou a Sõnia Braga no camarim. Ela que era a mulher mais desejada pelos brasileiros na época). O guitarrista mostrou seu temperamento forte nas horas de folga ao se recusar a dar entrevista ou querer ser filmado.
Após isso, Sykes deu um descanso e passou os 2 anos seguintes escrevendo para o novo álbum do Whitesnake, que começou a ser gravado em 1987. As relações com Coverdale já não eram muito boas, pois David via que a figura de Sykes começava a fazer mais sucesso que a dele, que era o dono da banda. Mesmo assim a banda grava em estúdio músicas como Crying In The Rain, esta que ganha uma nova versão, e os futuros sucessos Still Of The Night, Is This Love e Bad Boys. Coverdale estava com problemas na voz e passava por tratamento, e a relação com Sykes chegou ao extremo após o guitarrista tentar convencer Coverdale a ele mesmo gravar os vocais para finalização do álbum. Coverdale considerou isso como um insulto e resolveu demitir John Sykes, assim como todo o restante da banda que gravou o álbum, e gravar tudo de novo com um novo pessoal (o que foi recusado pela gravadora). Apesar de tudo, Sykes ainda retornou ao estúdio para regravar as partes finais de guitarra, pois não queria que outro guitarrista gravasse algo do álbum (que acabou ocorrendo, com a participação de Adrian Vandenberg em Here Go Again).
O Whitesnake fez um sucesso mundial, e Sykes como estava demitido da banda, seguiu seu próprio rumo, montando o Blue Murder, que acabou tendo ele próprio como guitarrista e vocalista. A banda lançou 2 álbuns em 1989 e 1993, sem sucesso. Após isso John resolveu seguir seus álbuns seguintes com seu nome, Sykes.
Em 1996 John Sykes se reuniu com Scott Gorham e trouxeram de volta o Thin Lizzy, como uma forma de homenagear a obra de Phil Lynott (que morreu em 1986). Apesar de muito criticado no ínício a banda seguiu e tocou até 2001, quando Sykes resolveu dar uma parada e retornar a sua carreira solo. Em 2004 o Thin Lizzy voltou a ativa, mas em 2010, Sykes anunciou sua saída da banda para retornar seu trabalho solo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário