".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

sábado, 28 de agosto de 2010

Rick Wakeman - Journey To The Centre Of The Earth (1974)

01. The Journey/Recollection – 21’11
02. The Battle/The Forest – 18’57

Rick Wakeman (teclados)
Gary Pickford-Hopkins (vocal)
Ashley Holt (vocal)
David Hemmings (narração)
Mike Egan (guitarra)
Roger Newell (baixo)
Barney James (bateria)
David Measham (condução)
Danny Beckerman (arranjos)
Wil Malone (arranjos)
Orquestra Sinfônica de Londres
The English Chamber Choir (coral)

Instrumental: A obra é composta de trechos narrados intercalados com trechos cantados e com os solos de Rick Wakeman. Com auxílio de uma orquestra, além do coral, nos arranjos, Wakeman tem liberdade para solar com seus sintetizadores, o que faz da obra um espetáculo a parte pela performance do mago dos teclados.

Curiosidades:
- Foi o primeiro álbum da A&M a ser gravado no sistema quadrifônico (quatro canais);
- Em 1999, Rick Wakeman lança "Return to the Centre of the Earth" que conta a história dos aventureiros tentando repetir a viagem de outrora;
- A obra original está disponível em DVD na gravação realizada no Sidney Myer Music Bowl em Melbourne, Austrália, em 1975.
"Journey to the Centre of the Earth" é uma apresentação realizada no Royal Festival Hall em Londres no dia 28 de janeiro de 1974, inspirada na obra do escritor francês Júlio Verne, famoso por publicar as primeiras obras literárias de ficção científica.

Dizem que Rick Wakeman precisou vender muitos de seus pertences e inclusive hipotecar sua casa para financiar os gastos com a gravação. Devido ao pouco orçamento, não pôde ser editada em estúdio. Alguns trechos que não ficaram bons da versão original tiveram de ser cortados, pois não seria viável custear toda a orquestra para regravar os trechos. Por isso, há alguns "furos" na história.

Mesmo depois de gravado, a gravadora A&M britânica não teve interesse em produzir a obra. Wakeman convenceu a A&M americana a faze-lo. A venda do álbum rendeu milhões de dólares em seis semanas.

Letra: Baseada no livro "Viagem ao Centro da Terra" (Voyage au centre de la Terre) de Júlio Verne, publicado em 1864. Conta a história de Axel, um jovem alemão, sobrinho do Dr. Otto Lidenbrock, geólogo que decifrou um manuscrito de um alquimista islandês e constatou que ele fora ao centro da Terra. Axel e seu tio partem para a Islândia e lá contratam um caçador chamado Hans para guia-los na jornada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário