".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Procol Harum - Procol Harum (1967)

1. "A Whiter Shade of Pale" - 4:09
2. "She Wandered Through the Garden Fence" - 3:27
3. "Something Following Me" - 3:40
4. "Mabel" - 1:55
5. "Cerdes (Outside the Gates Of)" - 5:05
6. "A Christmas Camel" - 4:51
7. "Conquistador" - 2:40
8. "Kaleidoscope" - 2:56
9. "Salad Days (Are Here Again)" - 3:40
10. "Repent Walpurgis" - 5:03

Procol Harum é uma banda pouco conhecida, ainda mais no Brasil. Muitos a conhecem apenas como aquela banda que fez "A Whiter Shade Of Pale", e a maioria conhece a música mas não faz idéia de que seja de autoria da banda inglesa. Pois não sabem o que estão perdendo. A banda é bem mais do que apenas uma música. Tudo bem que não é qualquer música. "Whiter Shade of Pale" é uma canção maravilhosa, com seu órgão formidável e a bela interpretação de Gary Booker.
Esta música foi lançada em single, de grande sucesso, e não foi lançada na edição inglesa do álbum. Na edição americana (que é a que eu posto neste blog) é a canção que abre o LP. O disco é um dos primeiros do rock progressivo, e como todos do gênero deve ser ouvido como um todo. Depois da fantástica faixa de abertura vem a ótima "She Wandered Through The Garden Fence" e "Something Follow Me" um blues mas com as características do Porcol Harum.
Em um clima totalmente diferente vem a divertida "Mabel", com diversos sons curiosos. "Cerdes (Outiside The Gates Of)" é mais um blues progressivo. "Christmas Camel" é marcada pelo ótimo piano e um belo solo. A excelente "Conquistador" é a faixa mais rock do álbum e um dos clássicos da banda, e nos shows é executada em um ritmo mais acelerado. "Kaleidoscope" tem um clima bem progressivo. A bela "Salad Days (Are Here Again)" é um das grandes canções do grupo e foi trilha do filme Separation. E encerrando tem a fantástica instrumental "Repent Walpurgis". (resenha do rock na vitrola)

Nenhum comentário:

Postar um comentário