".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

sábado, 22 de janeiro de 2011

MC5 - Kick Out The Jams (1968)

01. Ramblin' Rose
02. Kick Out The Jams
03. Come Together
04. Rocket Reducer Nº 62
05. Boderline
06. Motor City is Burning
07. I Want You Right Now
08. Starship

Rob Tyner – lead singer
Wayne Kramer – Fender guitar
Fred “Sonic” Smith – Mosrite guitar
Michael Davis – Fender bass
Dennis Thompson – Drums

O MC5 pode perfeitamente receber a alcunha de banda mais perigosa da América, antes da virada da década de 70, sem parecer exagero. O grupo de Detroit, que tocou em festas e bailes de 1964 à 1966, foi a banda mais radical daquele período. A banda apostava numa sonoridade pesada e barulhenta, bem diferente do que era apresentado no circuito folk/hippie da época, e a coisa ficou mais 'braba' ainda com a adesão de John Sinclair como empresário.
John mudou-se para Detroit afim de ligar-se ao mundo artístico e, nesse ínterim, enquanto promovia festivais de música e sessões de leitura de poesia, fundou o Partido dos Panteras Brancas, já em 1968. O grupo, radicalmente contra o sistema, exigia liberdade cultural para todos, utilizando-se de quaisquer meios para alcançarem seus objetivos. O MC5 bebeu muito dessa ideologia promovida por Sinclair, e o resultado disso foi muita confusão envolvenda banda e autoridades. O MC5, politizado como nunca, promovia em suas letras o sexo livre, o consumo de drogas e a anarquia, gerando um sentimento de revolta na sociedade conservadora e nas autoridades, e atraindo a força policial aonde quer que fossem.
O primeiro disco da banda, registro ao vivo lançado pela novata Elektra, foi gravado em meio a esse radicalismo inicial da banda, captando com exatidão a performance incendiária e urgente da banda, com músicas variadas, que vão desde pauladas como Rablin' Rose, a temas viajantes como Starship. O hino maior da banda, base do que se chamaria de 'punk' no futuro, Kick Out The Jams, é o momento mais apoteótico da bolacha.
Após o lançamento do primeiro registro, o quinteto de Detroit ainda arrumou muita confusão e promoveu muita pancadaria, cujo ponto máximo foi o show realizado no Fillmore East, cujo tumulto quase resultou na morte dos integrantes. Pouco depois, Sinclair foi preso por porte de maconha (!!!) e condenado a dez anos de prisão, deixando assim, de empresariar a banda. Os garotos, por sua vez, empenharam-se em arrecadar fundos para custear a fiança de Sinclair, que resultou na contratação de um novo empresário e o lançamento de um novo disco, porém, isso é assunto pra outra ocasião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário