".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

terça-feira, 26 de abril de 2011

Billy Cobham - Spectrum (1973)

01. Quadrant 4
02. a. Searching For The Right Door
      b. Spectrum (*)
03. a. Anxiety
      b. Taurian Matador
04. Stratus
05. a.To The Women In My Life
      b.Le Lis (**)
06. a. Snoopy's Search
      b. Red Baron

Billy Cobham: Bateria e percussão
Tommy Bolin: Guitarra
Jan Hammer: Piano elétrico, Piano acústico e Moog
Lee Sklar: Baixo
Joe Farrell: Flauta, Sax soprano (*) e Sax Alto (**)
Jimmy Owens: Flugelhorn (*) e Flugelhorn e Trompete (**)
John Tropea: Guitarra (**)
Ron Carter: Baixo acústico (*) e (**)
Ray Barreto: Congas (*) e (**)

Primeiro álbum solo do genial baterista panamenho Billy Cobham. Esse trabalho, certamente é o mais divulgado, conhecido e admirado por grande parte dos admiradores do Jazz Rock e do Fusion.

Billy Cobham começou sua carreira tocando jazz rock com Miles Davis e posteriormente foi um dos membros fundadores da lendária Mahavishnu Orchestra. Cobham conta com uma extensa e gloriosa discografia, encontrando-se em plena atividade nos dias de hoje.

"Spectrum" tem uma sonoridade mais agressiva, comparada aos álbuns que o sucederam. As "cores" do rock são mais "carregadas" e são brilhantemente aproveitadas pelos músicos participantes, em especial pelo saudoso guitarrista Tommy Bolin (1951-1976 "- mais um por overdose") que com esse trabalho "desperta" a atenção de renomadas bandas como "James Gang" e "Deep Purple", sem deixar de mencionar os exemplares e sempre virtuosos teclados de Jan Hammer que fervilham com extrema desenvoltura entre o rock e o jazz.

Trata-se de um verdadeiro clássico do jazz rock, no qual Billy Cobham com originalidade, genialidade, habilidade e uma técnica refinadíssima, forja uma peculiar linguagem para o jazz rock, permanecendo atual e original até os dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário