".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

domingo, 23 de janeiro de 2011

Steve Stevens - Atomic Playboys (1989)

1. Atomic Playboys
2. Power of Suggestion
3. Action
4. Desperate Heart
5. Soul on Ice
6. Crackdown
7. Pet the Hot Kitty
8. Evening Eye
9. Woman of 1,000 Years
10. Run Across Desert Sands instrumental 
11. Slipping Into Fiction

Steve Stevens (nascido Steven Schneider, 5 de maio de 1959, Brooklyn,Nova Iorque) é um guitarrista e compositor estadunidense.

Ele é mais conhecido por tocar para outros artistas (principalmente Billy Idol, Michael Jackson e Vince Neil) e por seus trabalhos solo aclamados pela crítica (Atomic Playboys e Flamenco A Go-Go), colaborações (Bozzio Levin Stevens , também conhecido como Black Light Syndrome).

Steve Stevens aos 7 anos de idade ganha sua primeira guitarra e desde então começa a demonstrar a extrema facilidade com que maneja o instrumento, treinando diariamente. Durante o início da sua adolescência vem a sofrer um grave acidente na mão direita, mas consegue se recuperar, voltando a tocar normalmente.

forma sua primeira banda, Fine Malibus. Começa a tocar em clubes e a mostrar sua incrível capacidade e habilidade com a guitarra, usando diversas técnicas e riffs pouco usuais, destacando-se por seu virtuosismo. A banda chega a gravar um álbum, mas não o lança.

junta-se a Peter Criss (baterista do Kiss), que estava em carreira solo e grava seu primeiro álbum, como músico convidado. A canção “First Day in the Rain”, do disco Let Me Rock You é de sua autoria, sendo ele o responsável pela guitarra da música.

Surge então o grande ápice da sua promissora carreira, quando conhece Billy Idol, por intermédio de um amigo em comum. Entra em estúdio e grava o álbum Billy Idol. O visual diferente de ambos dá certo (Billy Idol seguia o estilo punk enquanto Steve tinha visual totalmente Hard Rock) e é lançado o segundo álbum, em 1983, de nome Rebel Yell. Resulta em enorme sucesso, devido aos hits que emplaca. A banda sai em turnê durante os anos seguintes.

O terceiro álbum, Whiplash Smile, é levado às lojas. Nesse mesmo ano Steve se junta a Harold Faltemeyer para compor a música “Top Gun Anthem”, parte integrante da trilha sonora do filme Top Gun (Ases Indomáveis). Com isso, ganha o prêmio Grammy como melhor performance instrumental de Pop Music. Grava também as guitarras da música “Dirty Diana”, do álbum Bad, de Michael Jackson.

Billy Idol começa a trilhar por um caminho no qual bases eletrônicas e sintetizadores são usados e isso desagrada Stevens, que acaba por deixar a banda em 1988, exatamente pela divergência de idéias. No ano seguinte forma sua própria banda: Steve Stevens´s Atomic Playboys. Lança um álbum auto intitulado e sai em turnê pela América, promovendo o disco. Na formação estavam Perry McCarty nos vocais, Thommy Price na bateria e Phil Ashley nos teclados, além, é claro, de Stevens fazendo as guitarras, o baixo e ainda assumindo o vocal na música “Womam of 1000 Years”. Na seqüência, a promissora banda encerra suas atividades com apenas um único álbum lançado (muito difícil de ser encontrado no Brasil, somente por encomenda).

Steve realiza diversos trabalhos com variados músicos, dentre os principais destaca-se a união com Michael Moore (ex-Hanoi Rocks), dando origem ao grupo Jerusalem Slim. Até que em 1993 junta-se a Vince Neil (na época ex-vocalista do Mötley Crüe) e grava o brilhante álbum Exposed, atualmente relançado com faixa bônus. Ingressa em turnê pela América e pelo Japão e depois deixa a banda.
[editar] 1994

Volta a trabalhar com Billy Idol para compor a música de nome “Speed”, parte integrante da trilha sonora do filme Velocidade Máxima, álbum que também tem faixas tocadas pelo Kiss e Blues Traveler. Participa também da trilha sonora do filme Ace Ventura: Pet Detective, cujo ator principal é Jim Carrey, e mais tarde do álbum em homenagem ao guitarrista Stevie Ray Vaughan.

Cria um projeto de realização de músicas instrumentais com Terry Bozzio e Tony Levin, chamado de Bozzio-Levin-Stevens. Dois álbuns são lançados: Black Light Syndrome (1997) e Situation Dangeours (2000). Nessa mesma época realiza alguns trabalhos com Kyosuke Himuro, ficando bastante conhecido e respeitado no Japão, em razão da turnê ao lado do músico japonês.

Em função da uma grande paixão pela música flamenca, Stevens lança em 1999 o álbum Flamenco a Go-Go, onde fica claramente demonstrado todo o seu talento e versatilidade, em 10 faixas de deixar qualquer um impressionado, incluindo a música “Dementia”, gravada ao vivo no Yokohama Stadium (com direito ao clipe da apresentação, na versão faixa bônus para computador).

Após 12 anos do fim de sua parceria com Billy Idol, em meados de 2000, Steve volta a se encontrar com seu parceiro de composições e shows, o que resulta no muito bem executado álbum VH-1 Storytellers, gravado ao vivo. É também lançado o DVD do show, onde percebe-se facilmente que, mesmo após anos de distância, ambos continuam a formar a incrível dupla de tanto sucesso alcançado na década de 80.

Na verdade, Steve Stevens consegue cativar qualquer fã de guitarra, destacando-se não somente pelos riffs incríveis e extremamente rápidos, mas mostrando também muita competência na execução de composições mais lentas para trilhas sonoras, bem como sendo muito versátil para utilizar o ritmo flamenco em suas músicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário