".. A música e os pássaros têm muito em comum, é que não conhecem fronteiras, não há lei que os impede navegar ao redor do mundo .. a música começa onde termina a linguagem, porque exprime o inexplicável .."

sábado, 1 de maio de 2010

Pink Floyd - Division Bell (1994)


01. Cluster One
02. What Do You Want from Me
03. Poles Apart
04. Marooned
05. Great Day for Freedom
06. Wearing the Inside Out
07. Take It Back
08. Coming Back to Life
09. Keep Talking
10. Lost for Words
11. High Hopes

01) "Cluster One", é uma música instrumental que dá ênfase ao piano de Wright e um pouco de experimentação, nada demais entretanto. Ela é apenas a abertura;
02) "What Do You Want From Me?", é a canção onde a banda se comunica com o fã e/ou ouvinte: "o que você quer de mim?" é uma pergunta simples e a letra indica a nossa liberdade em escolher os caminhos da vida;
03) "Poles Apart", é mais uma tentativa de conversar com os antigos membros da banda. Primeiro Syd Barret, o gênio que se perdeu numa bad trip e foi diagnosticado esquizofrênico e sumiu. Segundo, no "extremo oposto", Roger Waters, outro gênio que saiu com o rei na barriga depois de graves disputas de poder com Gilmour;
04) "Marooned", essa instrumental de guitarras tristes fala de solidão. Remete a pessoa presa, isolada em sua ilha deserta, cercada pelo mar das incertezas que a vida nos traz. Muitos anos depois, Gilmour lançaria um disco solo intitulado "On an island" mostrando que ele ainda se sente preso naquela sua ilhota.
05) "A Great Day For Freedom" é uma bela homenagem bem literal àqueles homens e mulheres que foram separados pelo Muro de Berlim e viveram como "vizinhos". O muro claro, também é um símbolo importante na histôria da banda;
06) "Wearing The Inside Out" é uma música difícil de se explicar em razão de sua letra ser dúbia, enquanto Wright canta uma coisa, as cantoras do back vocal cantam outra, que acabam se misturando em uma só. Em se tratando da temática do disco, essa analogia fica clara. Os cantores não se entendem totalmente, cada um mantendo seu discurso, que apenas em alguns instantes se une em uníssono.
07) "Take it Back" é uma mensagem clara à humanidade. Ou nós cuidamos de nosso planeta, ou ele irá tomar tudo de volta para si. A comunicação aqui ganha outro teor, nesse caso, a empatia entre homens e natureza.
08) "Coming Back to Life" é David Gilmour aproveitando o momento para homenagear sua esposa e lavar um pouco de roupa suja. É uma música romântica mostrando que o passado dos dois ficou para trás e que o que importa é o que virá daqui para frente.
09) "Keep Talking", com barulhinhos e até discurso do físico Stephen Hawking, a temática da comunicação comparece. E aqui vemos que Waters não fez tanta falta a Gilmour e cia quando se trata de fazer experimentações musicais.
10) "Lost for Words", é a mais silenciosa das músicas deste disco, e a que talvez fale mais abrangentemente, desde as relações entre os países até as relações inter pessoais, falando da raiva que cada um tem em si e dos fracassos pelos quais passamos na vida.
11) "High Hopes", com certeza é uma das melhores músicas da banda em toda sua carreira. Desde o piano marcante de Wright ao solo de guitarra final de Gilmour, essa música é puro Pink Floyd, sendo elogiada até mesmo por Waters. A letra remete a infância de cada um de nós e o constante badalar do sino durante a música nos lembra constantemente que todos estamos ansiosos por falar, mas que temos de saber a hora certa de fazê-lo. A nostalgia que essa música traz em si é impossível de se deixar notar e em razão disso, sempre foi colocada entre as melhores músicas da banda.

Sei que nesse final de ano se comemora os 30 anos do disco "The Wall" e ele é indubitavelmente fantástico, mas para mim Division Bell sempre teve um lugar reservado na minha alma e no que sou. Em 94, na 6ª série, eu não compreendia muito inglês e nem poesia, mas no fundo eu entendia tudinho que esse álbum tinha pra passar. Comigo essas músicas se comunicaram verdadeiramente bem e foi assim que aprendi a separar o lixo do luxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário